Caminho de Santiago 2006 e Mochilão 2008

segunda-feira, setembro 04, 2006

Pamplona - Puente La Reina - Estella

O certo era eu ficar em pamplona esperando meu pai que chega dia 9, depois mudei de idéia e pensei em ir para Barcelona e acabou que nao fiz nada disso. Sai do albergue as 7 horas da manha, despedi do pessoal e caminhei para a estacao de trem. Chegando lá sentei um pouco para pensar melhor, pois a estacao tava vazia, nao tinha ninguem, apenas um funcionario vendendo passagem. Descobri que so tinha trem para Barcelona as 5 e 30 da tarde e que a viagem demoraria 7 horas. Eu queria sentar mais um pouco mas acabei siando da estacao de trem porque toda hora um doente mental ficava me enchendo o saco pedindo dinheiro, cigarro, cafe e me atrapalhando. Ja tava nervoso. Tava a ponto de pegar meu cajado, apontar para ele e chamar a policia. Sai da estacao de trem e liguei para o outro albergue que tem em pamplona e pode ficar mais de um dia e descobri que ate o dia 11 tava lotado
Parei para pensar mais um pouco, fora da estacao, e cheguei a conclusao que nao tinha como ficar na cidade, eu nao queria dormir na rua. Entao dali mesmo comecei a caminhar rumo a Puente la Reina.
A caminhada de pamplona ate punente la reina nao e nada facil. O caminho todo é cheio de subidas e descidas. Saindo de pamplona quando estava cruzando a Universidade de Navarra avistei no fim do horizonte uma montanha muito enorme com uns cata vendo (pra produzir energia, o nome nao e esse). Pensei comigo ¨certeza que vou para la¨. E nao deu outra, depois de umas 3 horas de caminhada e umas 2 de subida cheguei do lado dos negocio. A vista la de cima e muito bonita, da para ver tudo. Eu estava com pressa pois queria encontrar o Brasileiro e o japones e uma hora depois no proximo pueblo eu encontro o Artur (o carioca), todo quebrado. Ficamos ali mais uns 20 minutos comendo e conversando e fomos para puenta de la reina.
Chegando la é aquela rotina: tomar banho, lavar as roupas, estender no varal e sair para comer. Papo de peregrino é so esse. As 22 horas as luzes se apagam e sem dispestador nenhum as 6 horas eu sempre acordo e sem sono, esse e o mais impressionante. Levanto, arrumo as coisas escovo os dentes passo talco no pé, coloco duas meias e to pronto para seguir. Normalmente a gente sai sem comer e para em algum lugar para tomar cafe e comer alguma coisa
Hoje a ida para estella foi igual caminhar no deserto do saara. Um calor de 40 graus. Quando chegamos na cidade os termometros da rua marcavam 41 graus. Ate batemos foto.
Oque importa é que eu estou vivo e vou continuar caminhando. Quando meu pai chegar e vou voltar para pamplona de trem ou onibus e fazer o trajeto todo novamente e chegar em Santiago.
Desta vez nao e possivel colocar fotos porque a internet no albergue é totalmente precaria.

Um grande abraco a todos!

3 Comentários:

  • Clidi você já assimilou verdadeiramente o espírito de peregrino. A vida de peregrino é isso aí bicho. E tem mais pela frente. Esse é só o começo. O Cebreiro te espera. Clidi em relação à Pamplona é o seguinte: vou te passar o endereço de uns 3 hostels para você decidir. Em torno de 50 a 60 euros por dia para 2 pessoas. Você opta pelo que achar melhor (localização, instalações, etc) e fica nele desde a hora que você chega lá até a chegada do meu avião que será em torno das 22:00 horas. Existe ainda a possiblidade de eu tomar um avião bem mais cedo desde que o horário de chegada do avião do Brail permita (se ele chegar na hora prevista - 13:00 horas, certamente vai permitir. Se não, 22:00 horas estaremos juntos e iremos para o Hostel. Domingo bem cedo nós partimos. Espero seguir as suas orientações pois você já é considerado um dos mais experientes do caminho. Vamos respeitar o trajeto que você fez anteriormente passando por Saint Jean Pied de Port. O ano passado nos faltou coragem! Um abraço. Euclides

    Por Anonymous Anónimo, as 6:32 da tarde  

  • Lendo o blog eu percebo que o Euclides escreve sempre numa angustia pra colocar tudo o que vem na cabeça.
    E voce só tá de brincalhonice pela Espanha hein...
    Abraço meu chapa.
    Jucas.

    Por Blogger Jumbaldo, as 11:23 da tarde  

  • Eai clidao

    Tamo aki curtino sua saga española
    Mas me faço soh uma e vital pergunta: E AS ADERENCIAS??

    hauahauahau
    abraço

    Por Anonymous Anónimo, as 10:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home