Caminho de Santiago 2006 e Mochilão 2008

quinta-feira, setembro 28, 2006

Astorga - Foncebadon - Ponferrada


Acordamos 7 horas da manha e finalmente este dia eu acordei 100%, animado para caminhar. Foi uma caminhada de 25 Km rumo a Foncebadon
Foncebadon, que fica a 1400 metros de altitude, foi um povoado ocupado pelos templários na idade média e hoje esta abandonado, e está no meio de varios morros. Esta todo em ruinas mas existe 2 albergues e 2 restaurantes. Em um desses restaurantes que jantamos a noite e logo ao entrar vi escrito "Aceptan Denarios", pensei que fosse brincadeira, mas perguntando para o garçom descobri que é verdade. Neste pueblo se aceitam denarios da epoca de roma, até comprei um como recordaçao.
Logo pela manha saimos de Foncebadon rumo a Ponferrada que sao 27 KM. A 4 Km dali fica outro pueblo em ruinas chamado Manjarín e é ocupado por um senhor de uns 55 anos que se diz Templário, ele é uma lenda no Caminho de Santiago. Ele montou um albergue tambem é e o albergue mais simples do caminho porque nao tem nada. Na verdade o cara nao bate muito bem da cabeça.
Até Monjarin subimos mais uns 100 metros e a visao la de cima é muito bonita, de manha com aquela serraçao a paisagem é muito linda.
Caminhando mais uns 6 KM de descida chegamos a "El Acebo" um pueblo que esta nos seculo 21 mas com cara de pueblo medieval. Até agora o pueblo mais bonito que passei. As casas de pedra e madeira e uma rua que lembra a época medieval.
Dali passamos por mais alguns povoados e agora estamos em Ponferrada, uma cidade relativamente grande.
Amanha iremos para Villafranca del Bierzo, a ultima cidade da provincia de Castilla y Léon. Depois de Villafranca partiremos rumo a O Cebreiro e entraremos na Gallicia. O Cebreiro tambem é considerado um do caminho devido a sua subida. Fica aproximadamente a 1 Km de altura e sobe 7 km seguidos. Eu estou tranquilo porque eu ja passei pelos pirineus que esta a 1400 metros de altitude e sobe 20 km seguidos.
Vou procurar algo para comer e quando puder escrevo mais. Um abraço a todos

2 Comentários:

  • Clidi e Euclides, o que vcs ficam fazendo pela caminhada? Imagino que observando a paisagem, conversando com outros caminhantes (inclusive entre si), conversando consigo próprio, rezando, contando os passos, tirando foto, enfim aprendendo ...
    É isso mesmo?

    Ô pai, o clidi tá muito magro, dá uns quilos da sua barriga pra ele. Aliás, vc emagreceu quantos quilos??

    Abraço!!

    Por Anonymous Anónimo, as 9:52 da tarde  

  • Clidão, vc não perde oportunidade de conversar com as pessoas, numa das fotos aparece você com o pescoço espichado tentando conversar com 2 peregrinos. Quantas idiomas vc já fala?

    Estamos ansiosos esperando vcs chegarem em Santiago e almoçar naquele restaurante em que você o éverton e a rita almoçaram no ano passado.

    Dois beijos e um grande abraço.

    Por Anonymous Anónimo, as 9:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home