Caminho de Santiago 2006 e Mochilão 2008

segunda-feira, outubro 02, 2006

Villafranca del Bierzo - O Cebreiro - Samos - Portomarín





Em Ponferrada saimos para visitar um castelo que foi contruido no seculo XII pelos templarios e depois de tomado dos templarios foi expandido duas vezes e hoje esta em restauracao.
No outro dia, saimos tarde para villafranca del bierzo, umas 8 da manha. A caminhada foi bem plana e com a paisagem bem bonita. As caminhadas mais bonitas e paradisiacas estao sendo aqui na Galicia, ate agora nao vi nada mais bonito.
Em villafranca del bierzo ficamos no albergue do Jesus Jato (rato). Um hospitaleiro muito famoso no caminho de Santiago que adora brasileiros. Ele ja ate foi no Brasil fazer o caminho do sol. De dia ficamos tomando vinho e conversando e a noite o hospitaleiro, jesus jato, fez um ritual para preparar uma bebida chamada queimada. Todos se reuniram no refeitorio e, no escuro, ele preparou uma bebida numa caldeira de ferro que pegava fogo o tempo todo. No ritual ele ia pedindo para Santiago, entre outras coisas, protecao para os peregrinos.

Depois de Villafranca del Bierzo a proxima cidade era O Cebreiro, que e considerado a caminhada mais dificil do caminho de Santiago. Muitas pessoas caminham sem mochila, despacham para o cebreiro. De Villafranca ate o Cebreiro sao 27 KM. Os 20 km iniciais sao planos sem dificuldade alguma, o problema esta nos 7 Km finais que sao de subida íngrime sem nenhuma planice. Tem que ter preparo para aguentar.
O Cebreiro esta a 1400 metros de altitude, e é muito frio e para completar a noite comecou a chover. A noite fazia uns 5 graus porque ventava muito, e para sair para jantar foi um sacrificio.
Pela manha saimos la pelas 7 e 30 da manha e caminhamos num vento gelado que eu nunca tinha passado antes.
Do Cebreiro fomos até Samos, 31 km, onde existe o maior mosteiro da europa. Ficamos no albergue oferecido pelo mosteiro. Desde a idade media o mosteiro acolhe os peregrinos.
Em Samos fizemos uma visita turistica no mosteiro que foi fundado no seculo VI. Um mosteiro enorme e muito bonito. Hoje o mosteiro possui 15 monjes beneditinos. A noite fomos a igreja ver o canto gregoriano e depois a missa.
Pela manha despedimos da brasileira Renata, que caminhou muito tempo com a gente, do Porto Riquenho José e do Italiano Luigi. Porque dali iriamos ate Portomarín que sao 33 km e nenhum deles ia ate esta cidade, ia caminhar menos. A caminhada para Portomarín foi tranquila e bem bonita. Aqui na galicia a caminhada é em bosques que sao extremamente bonitos.
Amanha iremos para Palas de Rei que sao 25 Km ou Melide que sao 40 km, porem o mais provavel é Palas de Rei.
Hoje é segunda-feira e sexta-feira estamos chegando em Santiago de Compostela. Ontem eu completei 30 dias no Caminho de Santiago, passa muito rapido.
Aqui ja sao 9:33 e as 22:00 eu durmo, entao aqui me despeço. Um abraço

Foto 1: No albergue do Cebreiro tomando vinho em copos feitos por nos mesmos. . Da esquerda pra direita. Meu pai, um austriaco que nao me lembro o nome, Luigi (o italiano), Renata, brasileira (de amarelo), eu, José (de Porto Rico), Natália (brasileira) e Ivan (brasileiro).

Foto 2: Subindo o Cebreiro

Foto 3: Saindo de Ponferrada e indo para villafranca del bierzo

(as fotos nao estao em ordem cronologica)
Ultreia et Suseia

3 Comentários:

  • clidi vc esta online_
    aqui e a rita acabei de chegar em santiago
    me responde....

    Por Anonymous Anónimo, as 7:26 da tarde  

  • Essa familia adora um Santiago...

    Enfim... se despediram do Luigi? Logo agora que estavam chegando no Porto Marín? (an an an! entenderam a piadinha?)

    Jucas

    Por Blogger Jumbaldo, as 11:25 da tarde  

  • é... entendi!
    eheheh

    Por Anonymous Anónimo, as 10:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home